O mundo digital é muito competitivo, sendo assim qualquer erro em sua estratégia de marketing digital pode comprometer seus resultados. Então fique atendo ao sinais para não cair nessa cilada!
Ter uma estratégia de marketing digital realmente vencedora depende de vários fatores. Um deles está exatamente no poder de análise, para que e, para que que asas devidas melhorias possam ser feitas em tempo real, possibilitando tirar máximo proveito da estratégia.
Infelizmente, muitas empresas não sabem identificar sinais de erros e problemas em uma estratégia de marketing digital, o que é muito prejudicial para o processo como um todo.
As vezes, a empresa está investindo no seu marketing digital e os resultados não chegam, e a equipe não consegue identificar os problemas. Esses erros, as vezes podem parecer pequenos, mas podem comprometer toda sua estratégia e lhe deixar em desvantagem frente a concorrência.
Por esse motivo, listamos alguns dos principais erros e problemas que costumam ocorrer nesse processo, para que você possa ter um bom panorama sobre o que deve ser analisado em sua estratégia.
Ficou interessado? Então continue comigo e confira em detalhes!

1. Taxa de conversão baixa
A taxa de conversão baixa pode ser uma verdadeira pá de cal em uma estratégia de marketing digital. Caso isso esteja acontecendo, é fundamental identificar o quanto antes, a fim de criar ações para melhorar os resultados.
Alguns dos principais erros que levam a uma taxa de conversão baixa são falta de segmentação, definição errada da persona, páginas não otimizadas para os buscadores, ausência de design responsivo, conteúdos de baixa relevância e CTAs (Calls to Action) fracas.
2. Pouco engajamento do público
O último termo citado no tópico anterior (CTA) também é muito importante para medir o engajamento do público. Se as chamadas não forem atraentes, logo o engajamento será baixo e a estratégia terá resultados pífios.
Se isso está acontecendo na sua estratégia de marketing digital, é essencial valorizar esse sinal e buscar meios de corrigir o problema.
3. Aumento na taxa de rejeição
A taxa de rejeição representa o percentual de pessoas que saíram da sua página sem ao menos interagir com ela, ou seja, foi uma visita rápida e que não rendeu nenhum resultado.
Quando a taxa de rejeição aumenta (o que pode ser medido pelo Google Analytics), é um sinal de que a sua página não está agradando. Os motivos para isso são vários, como dificuldade de navegação, site pouco intuitivo, informações desencontradas, design de má qualidade, entre outros.
4. Falta de visibilidade dos resultados

As métricas são muito importantes para entender corretamente o desempenho de uma estratégia de marketing digital. Hoje em dia, nunca foi tão fácil utilizá-las, já que existem inúmeras ferramentas gratuitas capazes de gerar esses dados.
Quem não utiliza as métricas acaba não tendo noção de quanto custa cada cliente, de qual o tempo médio de navegação, do percentual de visitas que geram vendas, qual o ticket médio dos clientes, quais os dias e horários de maior venda, de onde vem esse tráfego, etc.
5. Não promover conteúdo relevante
Promover conteúdo relevante é fundamental para que o seu público se sinta atraído para o seu site e consequentemente para os seu negócio. Para que sua empresa e/ou negócio seja reconhecido, você precisa ser autoridade na sua área.
Assim, seja uma especialista na sua área, torne-se uma autoridade, ou seja, quando alguém tiver dúvidas sobre a sua área de atuação, que ela recorra primeiro ao seu site.
Para isso, é necessário que o seu conteúdo seja de qualidade, com fundamentação coerente e que realmente possa resolver os problemas dos seus usuários.
Sua empresa ainda pode criar parcerias com especialistas relacionados a sua área, para produzir conteúdos conjuntos. Assim como, indicar o site um do outro para os clientes que necessitam de auxílio.
Por exemplo, um florista pode indicar uma site de noivas, que por sua vez pode indicar uma maquiadora, e assim por diante. Essas parcerias deixam seus conteúdos mais ricos e relevantes para o público.
6. Não usar adequadamente as redes sociais
A divulgação do seu conteúdo, vai além do seu site. É necessário utilizar as redes sociais a seu favor.
Hoje em dia, quase todo mundo está em alguma rede social, assim divulgando seus conteúdos nas redes sociais que fazem sentido para sua empresa, você amplia o seu alcance.
Mas lembre-se que é vital ter uma página ativa e atualizada. É necessário realizar postagens frequentes e manter os dados em dia. Além disso, é preciso ter disposição e tempo para interagir e responder aos usuários que acessam a página.
A importância de ter ajuda especializada

Contar com ajuda especializada é essencial tanto para criar uma estratégia mais precisa como para fazer as devidas melhorias durante o andamento dela. Ter o auxílio de uma agência de marketing digital é uma opção mais segura para evitar o velho processo de tentativa e erro, o qual gera muito gasto de tempo e de dinheiro para a empresa.
Os profissionais da agência sabem os melhores caminhos e têm uma grande bagagem, algo de imenso valor em qualquer área.
Com essas dicas, você pôde conhecer quais os principais sinais de erros e problemas que ocorrem em uma estratégia de marketing digital. Dessa maneira, poderá identificá-los rapidamente e encontrar as soluções adequadas.
Falando nisso, que tal se aprofundar no assunto e conhecer a importância de uma estratégia de marketing digital para a sua empresa? É simples, basta acessar o nosso artigo especial sobre o tema!