O Custo de Aquisição de Clientes – CAC, ou Customer Acquisition Cost, é o indicar que apresenta quanto está sendo investindo pelo seu negócio para conquistar cada novo cliente.
Monitorar os indicadores de performance das suas estratégias é a única forma de ter certeza do sucesso delas. Um exemplo disso é o indicador de custo de aquisição de clientes, que ajuda a apontar a viabilidade das suas ações.
O controle é vital para a saúde financeira de qualquer negócio, considerando que com tantos canais de marketing e vendas à disposição, seus gastos podem sair do controle. Alias o seu orçamento deve ser monitorado periodicamente e no marketing digital, acompanhar as métricas de suas estratégias é uma excelente forma de evitar esse cenário.
Contudo, ao entender o valor de analisar o custo de aquisição de clientes e conhecer os caminhos para mantê-lo sob controle, certamente as suas estratégias poderão se desenvolver mais e trazer retornos de qualidade.
Importante não é mesmo? Então, vem comigo entender o funcionamento e como você pode reduzir o custo de aquisição de cliente.
O que é o custo de aquisição de clientes e como calculá-lo?
Também chamado pela sigla CAC, que significa Customer Acquisition Cost o custo de aquisição de cliente leva em consideração todos os gastos associados para a obtenção de um único cliente. Trata-se de um indicador muito importante para mensurar a viabilidade de uma estratégia de marketing e vendas. Afinal, não faz sentido gastar mais para obter um cliente do que ele gastará de volta com a sua empresa.
Sendo assim, monitorar o CAC se faz necessário para que as contas do seu negócio permaneçam em equilíbrio e o seu ROI – Retorno sobre investimento não saia de controle. Essa é uma das métricas que precisam estar em seu radar.
Para calcular é muito prático, basta dividia a soma dos investimentos de uma determinada estratégia, pelo número de clientes conquistados por ela em um determinado período.
Sendo assim teremos:
CAC = Soma dos investimentos / Número de clientes adquiridos
Como diminuir o custo de aquisição de clientes da empresa?
Tendo em vista a importância da mensuração do custo de aquisição de clientes para a viabilidade de uma estratégia de marketing e vendas, manter esse indicador sempre baixo é algo essencial.
Isso requer algumas ações especiais que devem fazer parte da sua rotina. Conheça, a seguir, as principais formas de diminuir o custo de aquisição de clientes da sua empresa!
1 – Implemente a automação de marketing
A tecnologia é uma poderosa aliada da contenção de gastos em diversos âmbitos, especialmente no marketing. Existem diversos processos que não precisam ser feitos manualmente e são muito mais baratos de serem conduzidos ao serem automatizados. Explore essas possibilidades e faça as mudanças necessárias.
2 – Não se esqueça de mensurar certos valores no seu custo de aquisição
Todo o propósito do CAC é apresentar um registro fiel do impacto que as suas ações de captação têm sobre o orçamento da sua empresa. Portanto, pode ser muito prejudicial à sua análise se você se esquecer de somar algum tipo de iniciativa.
Por vezes, alguns valores menos significativos são deixados de lado no momento de calcular o cutsto de aquisição de clientes, no entanto, mesmo esses desvem ser mensurados para que o seu controle seja efetivo.
Veja por exemplo, quais valores devem se incluidos no seu calculo:
- Custos de divulgação
- Ações de marketing
- Salários e comissões
- Ferramentas de marketing
- Anúncios e similares
- Materiais impressos
- Viagens
- Contatos telefônicos
- Treinamentos da equipe
- Softwares
Entre muito outros que podem surgir, até mesmo o cafezinho da equipe pode ser incluído nesta lista. Então, tome cuidado para não deixar nada de fora.
3 – Entenda o perfil exato do seu cliente
Muitos casos de CAC alto se caracterizam por uma dificuldade em alcançar o cliente certo que trará conversão. A solução para isso está em rever os conceitos que você tem a respeito do perfil dessas pessoas. Será que as suas ações estão mesmo impactando a persona correta?
As vezes ajustando o perfil ideal do seu público, você consegue atrair mais clientes com um custo muito menos, neste caso vale a pena rever as suas características e ajustar as suas campanhas.
4 – Invista na retenção de clientes
Quem já comprou uma vez de você tem muito mais chances de fechar um novo negócio do que alguém que nunca teve contato com a sua empresa. A retenção de clientes precisa estar entre as suas prioridades como forma de diminuir o seu CAC, já que é um esforço barato com alto potencial de retorno.
Lembre-se: Fidelizar seus clientes cativos, é muito mais barato do que conquistar novos!!
5 – Diminua a sua taxa de churn
O custo de aquisição de clientes pode aumentar se há muita gente cancelando o seu serviço. Portanto, além de concentrar os seus esforços nos custos das suas ações, você também precisa se preocupar com esses cancelamentos.
Afinal, você investe dinheiro e dedicação para atrair clientes, conduzi-los pelo jornada completa até chegar o momento da compra, e o perde no final? Isso é um sinal de que alguma coisa no seu processo não está ocorrendo bem. Logicamente que cancelamentos acontecem, mas se os números estão muito elevados é hora de repensar suas estratégias.
O que está levando esse número a subir? Busque entender qual é o problema e trabalhe a favor de uma solução.
Agora que você já sabe o que é custo de aquisição de clientes e como diminuir essa taxa. O próximo passo é planejar uma estratégia baseada nas dicas acima.
Lembre-se de fazer análises contínuas em sua empresa e comparar os seus resultados, assim você consegue visualizar a evolução das suas estratégias e do seu negócio. Além é claro de mensurar os custos e otimizar seus investimentos.
Então, ficou interessado em potencializar as suas estratégias? Talvez nossa equipe possa lhe ajudar nesta missão? Aproveite e entre em contato conosco. Juntos podemos traçar as melhores táticas para o sucesso da sua empresa.