Alguns erros em e-mail marketing podem ser bastante prejudiciais para os resultados e afetar a eficácia da sua estratégia.
Você precisa saber como passar longe de alguns erros em e-mail marketing bastante graves que podem comprometer seus resultados. Será que a sua estratégia está sofrendo de algum deles?
O e-mail marketing tem o potencial de trazer excelentes retornos para a sua marca. Além de ter um excelente custo-benefício, pode ter a sua eficácia maximizada ao contar com as facilidades de uma boa ferramenta de e-mail marketing.
Porém, você pode colocar tudo isso a perder se não adotar uma estratégia eficaz e manter-se fiel a ela. Erros pequenos podem se acumular e causar danos permanentes à imagem da sua marca e aos seus resultados.
Para que sua empresa não caia nesta cilada e saiba evitar os principais erros na utilização desta ferramenta, preparamos uma lista com os 07 erros mais comuns que costumam ocorrer. Confira!
1. Enviar conteúdo sem relevância
O e-mail marketing é um canal de comunicação bastante eficaz para a sua empresa, mas somente quando você o utiliza juntamente a um conteúdo relevante.
Essa relevância é determinada a partir de uma boa pesquisa a respeito dos interesses e das necessidades do seu público-alvo. Para vencer a disputa pela atenção dele, você precisa oferecer algo de valor.
Dessa forma, planeje um conteúdo que realmente faça uma diferença positiva no dia dessas pessoas. Senão, será muito difícil obter bons resultados com elas.
2. Não segmentar seus envios de E-mail marketing
Outra forma de agregar valor ao seu conteúdo consiste em aumentar a identificação do público com o e-mail marketing ao segmentar a sua base.
Isso significa dividir a sua lista de contatos baseando-se em algum critério que faça sentido, como por interesse, data desde a última compra, entre outros.
Em seguida, planeje envios com conteúdo pensado especialmente para esses grupos. Leve em conta as particularidades dessas segmentações e ative uma campanha mais estratégica.
3. Mandar links quebrados ou problemáticos
Esse é um dos erros em e-mail marketing que parecem básicos, mas ainda acontecem e podem comprometer a seriedade da sua estratégia. Antes de fazer seus disparos, reserve um tempo para checar os seus links.
Além de prejudicar os resultados da sua campanha de e-mail marketing, isso também impacta na confiança do seu público, que passa a enxergar a sua empresa como se tivesse menos credibilidade.
Aliás, aproveite para conferir se os seus links apontam para destinos responsivos. Se o seu público recebe seu e-mail pelo celular, certamente tentará acessar seus links pelo mesmo aparelho.
4. Impactar quem não se inscreveu
O ato de inserir pessoas na sua lista de contatos sem o consentimento delas e enviar e-mail marketing configura a prática de SPAM. Além de ser ilegal, também pode ser altamente prejudicial para a imagem da sua empresa. Deve ser sempre o seu objetivo contar apenas com pessoas interessadas no seu conteúdo em sua base.
Se está precisando fazer a sua lista crescer, implemente ações voltadas para esse fim. Experimente, por exemplo, inserir chamadas para a inscrição em seu site e blog, além de usar as redes sociais para isso.
5. Não personalizar os envios do E-mail marketing
Como já deve ter ficado nítido até aqui, a personalização dos envios é essencial para aumentar o grau de identificação do público com a sua marca. Você precisa ir além disso e começar a chamar seu destinatário pelo nome.
Essa possibilidade está presente na maioria das ferramentas de disparo de e-mail marketing, então, trate de usá-la. Experimente empregar o nome do destinatário no assunto como artifício para chamar a atenção dele.
Na verdade, é possível utilizar qualquer dado cadastral do público no seu e-mail. Analise quais informações você mantém e planeje a abordagem ideal para cada caso.
6 – Focar no seu produto e não no seu cliente
Com as mudanças que o mundo digital nos trouxe, umas das principais caracteríristicas do marketing digital é direcionar o foco para o cliente. Sendo assim, como já comentamos, o seu conteúdo precisa ser relevante para o seu público. Necessita despertar o interesse e agregar valor.
Empresas que enviam emails apenas com a intenção de divulgar produtos e serviços, geralmente acabam parando na lista de spam, ou na lixeira. Então se você deseja que seu conteúdo seja visto realmente, ele precisa ser interessante, para somente depois apresentar o seu produto.
7 – Não dimensionar a quantidades de envios ideal
Outro erro que costuma acontecer com muitas empresas, é lotar a caixa de entrada do usuário de emails. Ninguém gosta deste tipo de abordagem, então seus envios precisam ser analisados e enviados em uma quantidade lógica e atrativa, para que o usuários tenha interesse em ler o seu conteúdo.
Pense que você quer ser lembrado, mas não quer ser inoportuno. Então a frequência de envios é muito importante para o sucesso da sua estratégia de E-mail marketing.
Dica bonus!
Além disso tudo, lembre-se que uma linguagem mais pessoal é muito importante para que o seu email tenha o impacto desejado. Pense bem, quem assina seu conteúdo? Caso não seja uma pessoa, você está perdendo a opotunidade de criar uma relacionamento com o seu cliente.
As pessoa gostam e necessitam de interação e proximidade, para isso é muito melhor uma relação mais próxima com o leitor. Além disso, confira detalhadamente seu texto, erros de digitação e escrita são inaceitáveis.
Lembre-se, que alguns erros podem ser bastante prejudiciais para os resultados da sua marca. Senso assim, crie o hábito de fazer auditorias periódicas para se certificar de que tudo está alinhado com os seus objetivos e definições do planejamento.
Faça testes, para verificar o que está ou não sendo efetivo e trazendo resultados e foque nos dados positivos da sua estratégia. Se tiver dúvidas, ou quiser ajuda, não exite em buscar auxilio especializado.
Você já cometeu algum outro erro de e-mail marketing que gostaria de compartilhar? Então, deixe um comentário ou entre em contato conosco!
Imagens: Freelancer, e-mail.