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Imagem ilustrando estratégias de Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo: Quando verei os resultados na prática?

Se existe uma lista de coisas que todo empreendedor deseja, o crescimento do seu negócio com certeza deve estar no primeiro tópico. Mara para que sua empresa possa crescer, ela precisa estar visível e ser conhecida pelo seu público. É nesse momento que entra em jogo o marketing de conteúdo.

Afinal, é através do marketing digital e principalmente o marketing de conteúdo, você pode criar um posicionamento da sua marca e destacar perante o seu público. Afinal eles estão ai para isso! Porém, muitos donos de negócio têm um receio devido à demora em obter algum resultado do investimento.

Bem, que ele demora a aparecer, isso é verdade. Porém, se há uma coisa que vale a pena é esperar, pois, se você implementou uma estratégia de marketing de qualidade, não se decepcionará. Tenha certeza os resultados serão muito animadores!

Se você é uma dessas pessoas receosas, pode relaxar. Neste post, nós vamos lhe explicar, por que confiar na estratégia e esperar pelos resultados. vale a pena. Confira agora!

Não perca grandes oportunidades

Como funciona o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo está muito além de um post “bonitinho”. Existem diversas estratégias, sejam sozinhas, sejam em conjunto, que seu negócio pode utilizar para atrair mais clientes e crescer.

Dentre elas podemos citar o uso das redes sociais para o compartilhamento de artigos, as estratégias de SEO, a criação de materiais ricos (como e-books) — isso só para citar algumas ações.

É muita coisa para se preocupar, mas a boa notícia é que você pode contar com excelentes agências no mercado que auxiliar a elaborar sua estratégia de marketing digital. No entanto, mesmo que você coloque sua estratégia de marketing nas mãos de um especialista, o resultado do marketing de conteúdo não nascerá da noite para o dia.

É necessário, planejamento, análise de métricas e refinamento das ações para se criar um posicionamento online para a sua empresa. Mas os resultados são compensadores.

Por que o resultado do marketing de conteúdo demora a sair?

Imagine a seguinte situação: você acabou de conhecer alguém que diz saber muito sobre certo assunto. Você confiará nele logo de cara ou começará com um pé atrás até que ele prove que tem real domínio sobre o tema? O mesmo acontece com o seu público sobre suas ações de marketing de conteúdo.

Criar vínculo e provar sua autoridade é uma questão de construção. Até a sua marca gerar todo um movimento com seus clientes de maneira sólida, irá, sim, demorar um pouco. Isso porque os resultados do marketing de conteúdo dependem do seu posicionamento na internet, que só é alcançado depois de alguns meses de produção de materiais relevantes.

Por exemplo, para a sua empresa estar na primeira página do Google, ela precisa ser extremamente relevante (pois seu escaneamento é delimitado pelo nível de relevância da página em relação à pesquisa feita). Você acha que é só criar uma dúzia de posts e seu site será relevante? Então reveja esse conceito.

Quando não posso esperar por muito tempo. O que fazer?

Você pode optar em ações que prometam um retorno mais imediato para o seu negócio. Porém se você não começar a investir no seu marketing digital, nunca terá resultados.

Além disso, podemos garantir que existem muitas vantagens de ter paciência e otimismo para esperar. Olha o que você pode perder por não investir em no seu marketing de conteúdo:

Melhora do relacionamento da marca com seus clientes

Através do marketing de conteúdo, você sempre pode oferecer algo ao seu cliente sem cobrar nada em troca, como um post, um e-book, um video e assim por diante. Isso melhorar o seu relacionamento e atrai novos clientes potenciais para o seu negócio.

Aumento do engajamento deles com sua empresa

Como, você está oferecendo alguma coisa relevante para o seus clientes e potenciais, o engajamento também melhora. Assim você terá mais pessoas curtindo, compartilhando e lembrando a sua marca.

Visibilidade pelo público através do marketing de conteúdo

Igualmente você será visto com mais frequência. Você sabia que para tomar a decisão de uma compra o cliente precisa ter contato com a sua marca pelo menos três vezes?

Aumento das vendas

Mas clientes, mais engajamento e mais visibilidade, ou seja, mais vendas e mais lucro para a sua empresa. Mesmo que você precise esperar um tempo para começar a colher os primeiros frutos.

Criação de leads pelo marketing de conteúdo

Em suma, os Leads são potenciais clientes, que através do contato com o seu conteúdo, passam a demonstrar interesse em seus produtos e sua empresa. Um relacionamento efetivo com esse público pode gerar novos clientes. Ou seja, através do marketing de conteúdo você pode atrair para a sua empresa novos clientes em potencial e ampliar sua atuação.

Fidelização dos clientes

Uma das formas de o marketing de conteúdo atingir as pessoas, é resolvendo um problema para elas, mesmo que as vezes elas nem saibam que ele existe, gerando comprometimento com o seu conteúdo e consequentemente cliente satisfeito. Esse por sua vez, sempre retorna, sendo assim, se você oferecer conteúdos relevantes e que atinjam o seu público alvo, com certeza terá clientes fieis e comprometidos com a sua marca.

Isso e muito mais! Pense no resultado do marketing de conteúdo como o investimento em uma casa própria: muitos desistem por demorar, mas quem consegue sabe dos benefícios que a espera e o esforço trouxeram.

 O marketing de conteúdo é  um investimento
O marketing de conteúdo é um investimento

Se você realmente não pode esperar o resultado das suas ações de marketing, sentimos muito, já que você perderá grandes oportunidades. Além disso, os estudos já mostram que as empresas que não se atualizem para o ambiente digital nos próximos anos podem deixar de existir.

Então, agora que você já sabe as vantagens, com certeza você pode repensar no seu relacionamento com o marketing de conteúdo, e poderá esperar mais pacientemente pelos primeiros resultados, não é mesmo?!

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Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017