O Marketing de Produto, ajuda a impulsionar e acompanhar a demanda de um novo produto. Em outras palavras, tem a função de definir o posicionamento deste no mercado.
Graças às novas tecnologias e às mudanças no comportamento dos consumidores, o marketing evoluiu e ganhou uma série de vertentes, como o marketing de conteúdo e o de influência. Portanto entre esses segmentos, está o marketing de produto, que passa por todo o ciclo de uma solução para criar demandas e impulsionar ações dos consumidores.
Quer entender como funciona esse segmento do marketing e como ele pode beneficiar as soluções de sua empresa? Então confira o que preparamos a seguir!

O que é marketing de produto?
O marketing de produto pode ser entendido como toda estratégia centrada nas tarefas de encontrar, atrair e converter clientes para um certo tipo de produto. Ele não se concentra somente na etapa de aquisição de novos clientes ou na geração de valor, como o “marketing tradicional”.
O marketing de produto vai além, pois perpassa todo o ciclo de um produto, indo desde a criação de novas demandas, passando pelo desenvolvimento da solução e indo até o impulsionamento de ações entre os consumidores por meio de medidas de divulgação.
Trazendo estratégias mais efetivas para o entendimento do cliente e do mercado, o marketing de produto nos ajuda a compreender:
- se uma solução está bem-posicionada em relação às demandas do mercado;
- a relação entre o produto e as necessidades do público-alvo;
- a relevância do produto diante das tendências de mercado;
- o preparo das equipes de marketing e vendas para apresentar o produto e atrair clientes.
Como você pode perceber, ele tem uma atuação ampla, e, portanto, mobiliza muitos profissionais. Por isso, é tão importante certificar-se de que, internamente, a solução e as necessidades do público-alvo são compreendidas.
Quais são os estágios do marketing de produto?
Como dissemos antes, o marketing de produto perpassa todo o ciclo de vida da solução. Para isso, ele se divide em uma série de etapas que são essenciais para que esse processo seja realizado de forma eficiente. Vejamos quais são:
- Entendimento de cliente: definição de mercado-alvo e compreensão de clientes em potencial, a partir do conhecimento das demandas de mercado e do perfil do consumidor.
- Definição de posicionamento: Define em suma, para quem é o produto, o que esse produto faz, quais são os diferenciais do produto em relação ao que já existe no mercado.
- Divulgação interna: Toda a equipe de marketing precisa estar engajada e falando a mesma linguagem sobre o produto.
- Criação de um plano de lançamento: É vital também, elaborar um plano de lançamento do seu produto, para que todas as etapas sejam realizadas de forma coerente.
- Lançamento: É o momento de lançar o seu produto no mercado e colocar em prática todas as etapas do seu planejamento.
- Acompanhamento e análise de resultados: Analisar os resultados é fundamental para verificar se a sua campanha está cumprindo seus objetivos e também para rever potenciais melhorias no processo.
Como fazer marketing de produto e conquistar mais clientes?
O marketing de produto não tem uma fórmula pronta, é um processo que exige planejamento e muita pesquisa, no entanto, algumas práticas, , podem nortear uma boa estratégia. Confira:
1 – Defina o seu público-alvo
A primeira etapa para elaborar uma estratégia de marketing de produto é entender para quem ele se destina. Você pode criar uma persona para facilitar o entendimento de todas as equipes envolvidas no projeto. Elabore uma visão completa do potencial cliente da empresa, de modo que todos compreendam o perfil do consumidor.
2 – Entenda o que diferencia seu produto
O que torna o seu produto tão importante? Destaque os diferenciais de seu item e certifique-se de que os consumidores compreenderão esses benefícios.

3 – Estabeleça uma estratégia de divulgação
O marketing de produto pode utilizar uma série de estratégias para divulgar o produto. Redes sociais, marketing de conteúdo, anúncios, hotsites e eventos são apenas algumas das muitas opções. O importante é que as plataformas escolhidas comuniquem-se com os clientes. Por isso, ao traçar o perfil do seu consumidor, procure entender também quais são as mídias mais consumidas por ele.
4 – Estruture o seu atendimento
Tanto no pré-lançamento quanto no lançamento do produto, sua equipe de atendimento precisa estar preparada para atender às dúvidas e às solicitações dos clientes. Portanto certifique-se de que seus atendentes têm as informações necessárias para transmitir a mensagem correta sobre a solução.
5 – Ouça o cliente
Portanto, você somente terá noção sobre a eficácia de sua estratégia e sobre a qualidade de seu produto ao escutar o cliente. Então faça pesquisas de público e permita que seus consumidores se sintam à vontade para opinar em seus pontos de venda.
6 – Oriente sua equipe
Para que a sua estratégia de marketing de produto seja eficiente, é vital que toda a equipe esteja alinhada e falando a mesma linguagem. Então oriente, informe e capacite a sua equipe para o lançamento do produto.
Além disso, no marketing de produto, as equipes partem do conhecimento das demandas de mercado e do perfil do consumidor para traçar a melhor estratégia de divulgação para ele. Portanto, nem sempre ele é utilizado no lançamento de um novo produto. O importante é que as equipes envolvidas tenham um entendimento holístico sobre o papel dessa solução no mercado e elaborem estratégias eficazes para comunicar os diferenciais do produto às pessoas certas.
Enfim, se você gostou de nossas dicas e quer ter acesso a ferramentas para uma boa estratégia de marketing de produto, conheça as soluções da Linkwell. Oferecemos sites, serviços de marketing digital e muito mais! Entre em contato e conheça.
Imagens: Gráficos, estratégia.







