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Marketing digital para clínicas: 5 dicas para fidelizar pacientes

Não é novidade mais novidade que o marketing digital para clínicas, vem se tornando uma excelente ferramenta de captação de negócios. Sendo que, é uma é uma ótima uma forma de expandir a sua capacidade de atuação. Ademais, por meio dele, tornou-se possível encontrar e ser encontrado por um número maior de pacientes.

No entanto, existe uma preocupação desse segmento com a fidelização destes clientes, uma vez que esse é um fator fundamental para conquista o equilíbrio financeiro. Contudo, para uma clínica alcançar o sucesso, é necessária uma estratégia sólida e capaz de realmente apresentar resultados.

Então, se você ficou interessado em investir em marketing digital em sua clínica e não sabe por onde começar. Neste artigo listamos 05 dicas imperdíveis para fazer seu negócio decolar. Continue a leitura e confira cada uma delas!

Marketing digital para clínicas
Marketing Digital para Clínicas

1. Aposte em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem grande importância em uma estratégia de marketing digital pela sua capacidade de aproximar a empresa do público. Além disso, pode trazer potenciais clientes para conhecer o seu negócio. Sendo que, tudo isso é feito de uma maneira mais interativa e que permite uma troca de informações entre as duas partes.

Por meio do conteúdo, as pessoas conseguem informações relevantes sobre assuntos relacionados à área de atuação da clínica. Já ela, por sua vez, pode usar esse recurso para melhorar a sua forma de comunicação com o público e também entender um pouco mais sobre o perfil dele.

No entanto, para que sua estratégia de marketing de conteúdo seja eficiente, você precisa conhecer o seu público. Assim, oferecer conteúdos relevantes, e que solucionem as dúvidas dos seus clientes e potenciais clientes. Somente desta forma, seu site ou blog será atrativo, e convidativo para o público.

2. Mantenha um relacionamento próximo nas redes sociais

As redes sociais ajudam a criar um processo interativo mais leve, já que, muitas vezes, elas são acessadas em um momento de lazer. Esse fato mostra o quão importante é utilizar essas ferramentas com frequência e criar ações que permitam à clínica se aproximar do público, gerando, assim, um relacionamento melhor.

Dentre essas ações, podemos citar postagens sobre temas de interesse do público, divulgação de novidades e vídeos que mostrem um pouco mais do trabalho da clínica.

Além disso, outro ponto relevante, é manter a sua rede atualizada, principalmente no que se refere aos retornos aos clientes. Desta forma, sempre responda prontamente questionamentos e comentários, e busque estreitar seus relacionamentos com as interações das suas páginas.

3. Tenha um site atualizado e Responsivo

Ter um site bem-feito e atualizado é fundamental para uma estratégia de marketing digital que possa trazer resultados, afinal, é por ele que muitas pessoas se convencem de contratar os seus serviços.

Então manter as informações atualizadas e com o devido detalhamento é imprescindível. Outro fator relevante é a necessidade de oferecer uma ótima qualidade de navegação.

Considerando essa última, é válido lembrar que muitos acessos ao site são feitos via dispositivos móveis, o que mostra a importância de contar com um design responsivo na sua página. 

Alias, manter os seus contatos, sempre atualizados e visíveis, ou seja, de fácil acesso, também facilita a comunicação e a interação com potenciais clientes. Então, não deixe de conferir se todas as suas páginas estão atualizadas.

4. Automatize o seu marketing

Algumas ações de marketing podem ser automatizadas visando a otimizar os trabalhos. No mercado, há inúmeras ferramentas de e-mail-marketing, posts em redes sociais, WhatsApp e SMS que permitem que essa ação possa ser realizada.

Para isso, será necessário investir em softwares que façam esse processo acontecer, o que é excelente devido ao custo-benefício, tanto em termos de finanças quanto de tempo. Lembre-se que é um investimento, que trará retornos ao seu negócio, e que vale a pena pensar no assunto.

Porém, se você não se sente seguro em realizar essa atividade sozinho, sempre existe a possibilidade de contar com ajuda especializada, conforme veremos na dica a seguir. Assim você garante um trabalho de qualidade e pode cobrar resultados.

5. Torne-se uma referência para seus clientes

Uma das formas mais rápidas de se conquistar novos clientes através do marketing digital é tornar-se uma referência. Através das ferramentas que á comentamos, como o marketing de conteúdo, e as postagens nas redes sociais, você pode transmitir autoridade sobre seu segmento de atuação.

Pense comigo, o que as pessoas mais desejam quando buscam uma clínica? Encontrar os melhores especialistas, não é mesmo? O marketing digital, pode fazer isso pela sua empresa. Assim você será sempre uma boa opção na hora da escolha de seus clientes.

Uma dica bacana, por exemplo, é realizar lives e entrevistas com especialistas, esclarecendo dúvidas e oportunizando a participação do público. Com certeza, vai aguçar a curiosidade dos seus seguidores.

5. Conte com ajuda especializada

Para quem, além de otimizar os trabalhos, quer algo mais sólido, é recomendado contar com ajuda especializada. Há inúmeras agências que podem auxiliar na criação de uma estratégia de marketing digital para clínicas.

Conte com ajuda de especialistas em marketing digital
Conte com ajuda de especialistas em marketing digital

Ao contar com a ajuda de especialistas, é possível reunir conhecimento técnico e capacidade de gerar resultados, o que é muito importante para aumentar o alcance das ações e destacar-se da concorrência.

Outra questão importante ao contratar especialistas é que eles utilizam e sabem interpretar melhor as métricas de marketing digital. Com elas, os resultados podem ser avaliados frequentemente, o que possibilita fazer as melhorias necessárias com base nas informações que elas trazem.

Além disso, você terá mais tempo para se dedicar a sua atividade, sabendo que seu marketing digital está em boas mãos!

Emfim, seja em clínicas, ou em qualquer outro setor de negócio, o marketing digital é uma ferramenta indispensável para o sucesso. Investir nesse segmento é ter a garantia de que sua empresa sempre será lembrada e considerada uma opção viável para os clientes.

Bacanas essas dicas sobre marketing digital para clínicas, não é mesmo? Então, se quiser ficar por dentro e não perder nenhuma atualização da nossa página, assine a nossa newsletter e receba outras dicas tão legais quanto essas diretamente no seu e-mail! Esperamos você!

Sandro Herek

  • Executivo e Empreendedor com quase 30 anos de experiencia em Soluções para Internet, Marketing Online e Offline.
  • Fundador da LinkWell em 1992
  • Fundador do primeiro guia de Buscas do Brasil – GuiaWEB em 1995
  • Fundador da Media Virtual, empresa dedicada a comercializar anuncios na internet em 1997
  • Fundador da primeira Franquia de Soluções para Internet em 2006.
  • Fundador da Virtualnet, empresa americana especializada em marketing em 2015
  • Co-Fundador da Doctorscopic, empresa americana especializada na indústria médica em 2016
  • Fundador da BPO LIST, empresa de gestão de Business Process Outsourcing em 2017